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RADIO[GRAFIAS] IGUAIS : DOCUMENTÁRIO

Still de “O Homem da Câmara de Filmar”, Dziga Vertov, 1929
(Artigo originalmente disponível no Boletim Digital de fevereiro 2022)
 

Na sequência da formação integrada no projeto RADIO[GRAFIAS]IGUAIS, em desenvolvimento na Escola Básica do Alto do Moinho, os docentes, tal como as crianças, já tiveram oportunidade de experimentar diferentes áreas artísticas (dança, teatro, artes visuais, das quais já vos fomos dando nota. Desta vez, destacamos o cinema, mais especificamente, o Documentário, trabalhado por António Limpo.
Nesta sessão, foram destacadas algumas ideias fundamentais sobre o cinema em geral, e, em particular, sobre o Documentário.
Deixamos-vos com algumas das ideias-chave que estiveram presentes nesta sessão: 
– A relevância do contacto com as linguagens cinematográficas, desde cedo, numa perspetiva da «educação do olhar», para que, de um modo gradual, se possa refletir sobre o que se vê e, sobretudo, poder ver uma mesma questão, sob diversos pontos de vista; 
–  A importância de conhecer outras realidades, através de vários géneros fílmicos, entre os quais o Documentário, encarando este não apenas como descrições da(s) realidade(s), mas sim como interrogações dessas mesmas realidades(s), problematizando-as; 
–  A atenção que deve ser dada à complementaridade entre as dimensões técnicas e estéticas, ou seja, compreender como os modos de fazer implicam múltiplos saberes culturais, de modo a transformar as formas de ver e de « contar»  em momentos singulares;
 – A preocupação da «utilização» do cinema, e, neste caso do Documentário, em contexto educativo, como «um momento em si», e não um momento de ilustração de efemérides ou de “temas fechados, estanques e estáticos”, funcionando como esquemas explicativos; perdendo-se, assim, o prazer de ver, de conhecer e de refletir. 
 
Além destas ideias-chave, os docentes tiveram oportunidade de conhecer uma breve retrospetiva do Documentário, através da exibição de excertos fílmicos sobre alguns marcos importantes do Documentário. Dos vários apresentados, selecionámos para partilhar convosco, os quatro abaixo, por nos parecerem de grande relevo histórico. Afinal, a formação pode fazer-se em qualquer lugar, a qualquer hora… 
Não deixem de ver estes importantes documentos fílmicos: 
 
Nanook of the North (Robert Flaherty; 1922)
https://www.youtube.com/watch?v=lkW14Lu1IBo
 
O olhar de Walter Ruttman , em Berlin: Die Sinfonie der Großstadt (Berlim : Sinfonia de uma grande cidade), de 1927
https://youtu.be/LdFasmBJYFg
 
Man with a Movie Camera, Dziga Vertov, 1929
https://www.youtube.com/watch?v=kUgOy7VRd7s
 
Manoel de Oliveira, “Douro, Faina Fluvial” 1931. Montagem revista pelo realizador e com música de Emmanuel Nunes, em 1994.
www.dailymotion.com/video/x22ml46