O Lugar às Ideias, por Pedro Santos (maio | junho 2021)

POR 

PEDRO SANTOS *

No âmbito da parceria estabelecida com o Agrupamento Vertical Almeida Garrett, a Santa Casa da Misericórdia da Amadora, através do Programa Aprender & Brincar, integrou o Programa Cultural do Agrupamento, possibilitando o desenvolvimento de uma ação de formação em Educação Artística, dirigido aos técnicos da Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e das Atividades de Tempos Livres (ATL), presentes nos estabelecimentos de ensino básico e pré-escolar do agrupamento.

Esta oportunidade formativa capacitou estes profissionais de competências técnicas nas áreas da dança, da música, da expressão plástica e na componente estética das atividades lúdicas e pedagógicas a desenvolver em parceria com os respetivos docentes.

A valorização da estratégia de transversalidade nas práticas educativas dos vários atores educativos, acrescentou princípios orientadores comuns e sobretudo alternância a modelos tradicionais. Esta abordagem teve impacto nos técnicos, pelo desafio que operou na necessidade de olhar para dentro de forma introspetiva e fazer acontecer de forma diferente.

O programa de formação disponibilizado foi assim um espaço transformador e motivador para a concretização de mudanças, que através da aplicabilidade das aprendizagens adquiridas e a introdução do trabalho de projeto, criou a expetativa de fornecer um serviço alinhado em novas abordagens educativas.

A reflexão na atualização de práticas mereceu, de forma conjunta, coletiva e participada por todos os técnicos envolvidos, bem como de outros técnicos presentes noutros agrupamentos, a identificação da motivação de alteração de hábitos adquiridos e a sua substituição por ações, que integrassem uma nova geração de atividades lúdicas e pedagógica de tempos livres, focadas nos princípios da educação artística e num modelo integrado e centrado nas efetivas necessidades, motivações, talentos das crianças e dos alunos.

Agradece-se o convite à Direção do AVAG e a sua visão de trabalho em parceria e de forma especial, à Professora Elisa Marques pela sua dedicação e empenho na dinamização do programa de formação.

*Diretor Técnico do Programa Aprender & Brincar