Avançar para o conteúdo

ANTES DE COMEÇAR

(Originalmente no boletim de maio e junho 2021)

ENCONTROS DE FIM DE TARDE

ANTES DE COMEÇAR*

(…) As Residências Artísticas nas escolas do 1.º ciclo constituíram momentos de encontro de docentes e das crianças com os profissionais das várias artes.  Naturalmente que este trabalho não ficaria realizado na sua plenitude, caso as famílias não fossem convidadas a participar. Foi assim que aconteceu durante os meses de junho e julho, no que poderíamos chamar de: «Encontros de fim de tarde». Em conjunto com os seus filhos e os seus professores, via TEAMS, visualizaram os vídeos que mostram os processos de trabalho que as crianças realizaram com os profissionais das artes. 
Destes momentos de partilha  podemos salientar o entusiasmo das crianças, tendo observado que «(…) foi a melhor semana» pela experiência única que experimentaram em conjunto, sendo visível o « orgulho da participação dos colegas» num trabalho que requeria necessariamente um trabalho de grupo. As famílias manifestaram a satisfação pelo trabalho que o Agrupamento faz nas artes, considerando que é fundamental «(…) Uma escola onde não esteja tudo standartizado (…)», na qual haja a abertura a múltiplas linguagens no sentido das crianças «(…) poderem perceber e ter acesso a outros percursos (…)» que poderão constituir-se como um investimento fundamental para o futuro na vida dos seus filhos. 
Neste diálogo partilhado, houve tempo para relembrar como é importante a qualidade e a diversificação dos horizontes culturais, permitindo às crianças o contacto com repertórios (musicais, visuais, literários, teatrais, coreográficos, cinematográficos, entre outros) que não se baseiem apenas no que já conhecem, mas sim naquilo que ainda não conhecem, objetivo central nestas Residências Artísticas, sendo por isso  que se deu «Vida aos Bonecos»** a partir de »ANTES DE COMEÇAR» de Almada Negreiros (1956). 

* Almada Negreiros. (1893-1970)
** «Há Vida nos Bonecos», adaptação de» ANTES DE COMEÇAR» de Almada Negreiros, por António Limpo