Avançar para o conteúdo

O QUE É O PERGUNTÁRIO?

(originalmente partilhado no boletim de janeiro de 2021)

Na 1.ª Edição deixámos uma promessa à Turma do 9.ºE. 
Essa promessa consistia em dar continuidade à reflexão que tivemos no Seminário da Fundação AGA KHAN, em novembro de 2020.  
Dizíamos que, uma vez por semana, iríamos debater e refletir sobre o que nos inquieta,  mas sobre TUDO  iríamos fazer muitas PERGUNTAS.
 
Ainda não nos foi possível. Todos sabem o porquê.
 
VAMOS CUMPRI-LA.  
Dizíamos também que não devemos nunca desistir… 
Teremos «PERGUNTÁRIO», SIM.

Afinal, o que é o «PERGUNTÁRIO»? Foi esta a interrogação que ficou para explicar, e tal como também prometemos, a explicação fica aqui em breves linhas:   

O PERGUNTÁRIO* assume-se como uma estratégia educativa  que visa desenvolver uma atitude interrogativa em relação ao mundo, partindo de perguntas-temas que  vão ocorrendo  num espaço de discussão. Essas perguntas vão acontecendo, não sendo previamente dadas pelo professor, no entanto este terá de ter presente que a surpresa e o espanto, características essenciais deste espaço formativo, devem animar as várias sessões. Porquanto, o professor / animador, deverá ter à partida,  modos diversificados de intervir, no sentido da conversa  se manter dinâmica e, gradualmente, se possa passar de discussões do nosso «mundo-próximo» para um «próximo-mundo». A pertinência desta abordagem situa-se na discussão do conhecido, mas, sobretudo, e o mais importante é acrescentar novos dados para poder aceder ao que ainda é não é  conhecido. 
Baseado numa metodologia de diálogo argumentativo, que consiste em utilizar a «ironia» e a «maiêutica», como formas de exercitar e expandir o universo de respostas e, simultaneamente,  inventariar novas perguntas, construindo, à medida que a conversa se  desenvolve, dados novos sobre os conhecimentos já adquiridos, ampliando, assim, o repertório de ideias e conceitos, numa «perspetiva rizomática», na qual, como nos ensina  Deleuze e Guattari em Mil Platôs (1980), se formam, inventam e «fabricam», atravessando, assim, diferentes áreas disciplinares, num «verdadeiro» cruzamento de saberes.
A busca de respostas está sempre ligada à procura de novas perguntas, sendo tarefa do orientador trazer para o espaço formativo diferentes estímulos e atividades, que vão desde a leitura de excerto de um livro, a uma ida ao Teatro, à participação numa conferência, entre tantas outras que possam  «habitar» o mundo interior de cada um, para, em conjunto, constituir «comunidades de prática reflexiva».  

Sendo a capacidade de fazer perguntas o mais sábio exercício pedagógico, tal como nos lembra Molina (2005), a escola tem a responsabilidade de levar os estudantes a fazer perguntas, ao invés de se focar apenas em respostas únicas, e pré-concebidas.

*O «Perguntário» integra-se no Programa Cultural do Agrupamento e foi desenvolvido pela primeira vez no ano letivo de 2018/19, por Elisa Marques, Lindsay Oliveira, com a colaboração das Professoras Adélia Morais e Graça Gerardo, numa turma do 9.ºano.   

Baseado em Still frame do documentário "NEM+NEM-", de Cláudia Alves. Edição de foto por António Limpo.