Avançar para o conteúdo

Comunicar Conhecer

POR
Clara Santos* 


A comunicação é intrínseca ao desenvolvimento das civilizações, independentemente das culturas e das formas de expressão. A importância da informação e da comunicação nas sociedades contemporâneas é inegável.
Analisando a capacidade de comunicar através das palavras, exclusiva do ser humano, a expressão verbal, oral ou escrita, é fascinante e até misteriosa. O valor e o significado que as palavras adquiriram, a designação específica de um objeto ou de um sentimento, a forma como os fonemas e os grafemas se juntaram para a formação de uma palavra e a organização do vocabulário de um idioma e das palavras nas frases, de modo a fazerem sentido aos falantes dessa língua são exemplos desse fascínio. É, sem dúvida, uma forma extraordinária de comunicar, tão extraordinária que o desejo de muitos é o de dominarem diferentes códigos linguísticos para poderem comunicar com outros povos.
Mas esta fantástica forma de comunicar não é única. A comunicação não verbal também é fascinante. Os gestos e as expressões faciais transmitem tantas mensagens, apesar de não usarem palavras, tal como a arte. A interpretação e a leitura que fazemos da produção artística, as ideias, os sentimentos e as emoções que a observação de um quadro, de uma escultura ou de uma exposição fazem despertar também são formas de comunicar.
O Programa Cultural estimulou, na comunidade educativa, o gosto pelo equilíbrio, pelo estético, pela arte e pela cultura. A comunicação artística, estética e cultural impôs-se e os nossos alunos e professores tiveram oportunidade de dialogar através das obras que realizaram e das que observaram.
Lamentavelmente, esta comunicação presencial foi interrompida durante os confinamentos, mas continuou à distância, através de meios de comunicação digitais, sendo de destacar a página eletrónica do Programa Cultural do Agrupamento, dirigida a toda a comunidade educativa, https://programacultural.avagarrett.net/, na qual são divulgados conteúdos sobre várias áreas de formação e de criação artística e cujo lema, “liberdade para criar”, apela à originalidade. 
A subscrição do Boletim Informativo do Programa Cultural, de publicação periódica, está disponível nesta página eletrónica, bastando apenas registar o nome, o e-mail e, no final, submeter. É muito importante que chegue ao maior número de subscritores da nossa comunidade educativa e a todos os que se sintam atraídos pela produção artística, que é uma enriquecedora forma de comunicar.
A visita frequente à página do Programa Cultural do Agrupamento e o contributo com divulgações de produções culturais e artísticas, nas suas rubricas, são fundamentais para a melhoria da comunicação no nosso Agrupamento, que deve ser incrementada.  
 
* Subdiretora do Agrupamento Vertical de Almeida Garrett.