Avançar para o conteúdo

O Lugar às Ideias, por Teresa Gil (maio/junho 2022)

“UMA ESCOLA, UMA VIAGEM, VÁRIOS DESTINOS”

Por
Teresa Gil*

O título que se propõe não é original, é o lema do Projeto Educativo do Agrupamento. É importante, ao longo do percurso da sua vigência, recordá-lo, pois o mesmo vincula toda a comunidade educativa a determinados princípios e valores humanistas, quer sejam estes educativos, sociais, éticos, culturais e artísticos.
Porquê falar no Projeto Educativo? Porque, sendo este um instrumento de autonomia das escolas, possibilita que cada agrupamento e que cada comunidade defina, para si próprio, a sua orientação educativa e formativa. As mudanças de paradigma, as necessidades de contexto e as necessidades da comunidade escolar, que vinculam o agrupamento a alterar o seu planeamento estratégico e organizacional e a clarificar as suas intencionalidades educativas, encontram-se consagradas no Projeto Educativo. A sua apropriação e o mecanismo desencadeador de um processo de interiorização de valores e de construção de uma cultura e de uma identidade próprias pressupõem uma visão partilhada e uma missão comum a cumprir.
O lema “Uma escola, uma viagem, vários destinos” compromete a escola e os seus agentes, por um lado, a preservar os valores e a dignidade humana e, por outro, a desenvolver um processo educativo de qualidade, equitativo, inclusivo e promotor de igualdades de oportunidades. Compreende, ainda, o desenvolvimento pleno e o progresso social de Todos, consubstanciado numa participação atuante, dinâmica, crítica e criativa.
 
*Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Almeida Garrett
22/05/2022