DISSE ALGUÉM LÁ DO FUNDO DAS ESCADAS
(originalmente no boletim de março e abril de 2023)
Já passou algum tempo, pois como é sabido, a comemoração do Dia do Pi é celebrada no dia 14 de março, mas o que queremos salientar, neste contexto, é o entusiasmo e a alegria que as crianças manifestaram naquela tarde de março quando produzirem a Instalação sobre o “π”.
Afinal, o que é importante é desenvolver o interesse e o gosto pela Matemática, independentemente dos dias comemorativos.
Foi a partir do valor comumente atribuído a “π” (3,14) e das suas aproximações, que imaginaram uma composição. Mas como organizá-la e transformá-la numa Instalação?
Não pensem que foi fácil… Tínhamos de perceber como esteticamente organizaríamos a ideia do valor de Pi.
Primeiro não queríamos fechar o PI numa sala de aula, queríamos colocá-lo onde pudesse ser visto por muitos, simbolizando a relação da matemática com a vida. Decidimos «instalá-lo» num local onde se pudesse ver o exterior. Sabíamos que do exterior ninguém iria ver, mas foi a metáfora que arranjámos para esta nossa ideia da relação da Matemática com o mundo.
Elevámos a Imagem do Pi com objetos que encontrámos e fizemos ensaios de movimentos, com as tiras de cartolina de cor, onde previamente foram inscritas imagens de números, de reticências e mais outros números.
Só nos faltava conjugar esses elementos inscritos em retângulos de cor em cima do fundo preto escolhido, para que as imagens dos números se destacassem…
Ensaiámos… ensaiámos até termos uma composição que, à «primeira vista», agradou a todos. Depois, foi preciso fixar todas as peças. Não foi um exercício fácil, pois, quando mexíamos num elemento, tudo se ia alterando. Foi um grande desafio, embora possa não parecer quando o virem. Tivemos de arranjar muitas combinações e fazer muitas reformulações, para podermos chegar a esta Instalação.
Percebemos que, quer na matemática, quer na arte, é preciso pensar, testar ideias, reformular, investir muito tempo, mas, quando conseguimos tornar visíveis as nossas ideias, ficamos mesmo muito felizes e até encantados connosco. Uma bela maneira de gostar mais das coisas, ou de aprender a gostar, disse alguém lá do fundo das escadas.
(P.S.) Para o ano fazemos uma banda desenhada sobre a história do π, pois é uma história que já vem de longe (…)