Avançar para o conteúdo

NO ESPAÇO DA ARTE

Vista da exposição «Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX». Fotografia de António Jorge Silva (em cima, à esquerda). Docentes do agrupamento na exposição (em baixo à esquerda)  e pormenor (à direita). Fotografias de Fátima Veleda e Lucília Carneiro.

NO ESPAÇO DA ARTE

No seguimento das ações desenvolvidas na formação «Pedagogia e Curadoria», fomos visitar a exposição: «Do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX», da Coleção Berardo, em exibição no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém. 
Com curadoria de Rita Lougares, a exposição mostra-nos determinados momentos que marcaram a História da Arte do século XX, num percurso expositivo que, além de exibir uma leitura da evolução das artes plásticas ao longo do século XX e início do século XXI, apresenta também ruturas  paradigmáticas,  «(…) numa vertiginosa sucessão das chamadas vanguardas históricas que moldaram a história da arte: o cubismo, o construtivismo, o dadaísmo, o neoplasticismo, a Abstraction-Création e o surrealismo»; ruturas estas que fizeram  também mudar  os modos curatoriais  de «dar a ver»  as obras  e os objetos. 
Neste sentido, tivemos oportunidade de observar algumas das obras originais que serviram de base ao estudo do presente percurso na História da Curadoria, que ao longo do ano temos vindo a discutir. 
Tal como as novas correntes vêm desafiar os cânones tradicionais da representação pictórica e escultórica,  também as novas maneiras de expor se alteraram,  dando, assim,  origem  a questionamentos acerca  do espaço formal de exibição pública  e dos valores dos sistemas das artes, instaurando-se novas visões e  reconfigurações.
 
Ao percorrer as diversas salas demos liberdade ao nosso olhar e, passo a passo, tentámos compreender, de acordo com o propósito desta visita, a dupla perspetiva  acerca  desta exposição: o modo como as obras estão expostas, ou seja, o lugar que cada uma ocupa no espaço do museu e, paralelamente,  no espaço da Arte. 
 
Combinámos voltar.  

Para conhecer mais sobre a exposição, clique aqui.