Avançar para o conteúdo

NO FUTURO PRÓXIMO...

Na continuidade do trabalho realizado com a Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema, através do serviço da Cinemateca Júnior, no ano anterior, os alunos de duas turmas do 3.º ciclo (7.ºD e o 8.ºE) tiveram oportunidade de visitar a Exposição Permanente de Pré-Cinema e de assistir à projeção de alguns filmes no seu formato original em cópias disponíveis no Arquivo da Cinemateca, como vos fomos dando nota. 

Agora, foi a vez de alguns elementos da equipa da Cinemateca virem até à nossa escola conversar com os estudantes, no sentido de os auscultar sobre o modo como viveram estes encontros e sobre os filmes que gostariam de ver neste ano letivo.  
No início desta conversa ficámos de imediato a saber que o seu fascínio foi mesmo por aquela sala, onde puderam «ver-mexer» nas lanternas mágicas, no taumatrópio, no zootrópico, de entre tantos brinquedos óticos e aparelhos. Sim, foi para eles uma viagem a um mundo mágico que desconheciam… Ficámos com a certeza de que nunca mais esquecerão. Parecia que tinham visto um mundo encantado! E, foi uma bela maneira de aprenderem sobre os primórdios do cinema, aliás, “foi incrível”, como nos diz a maior parte do grupo.
Das suas palavras também podemos antecipar que não esquecerão os filmes a preto e branco, o cinema mudo e os filmes de Chaplin.  Eram para eles realidades desconhecidas.
Não menos importante é também a manifestação do seu apreço em sair da escola numa viagem em grupo e ter um autocarro só para eles, onde podem conversar, confidenciar, cantar, rir, sem que ninguém esteja sempre a dizer o que têm de fazer. 
Nós, professores, também gostámos destas viagens…
Sobre o que gostariam de ver no futuro próximo, a maioria decidiu-se pelo Charlie Chaplin ou, então, por «ver um filme mais moderno, já a cores, mas ainda não tão moderno como os que vemos atualmente».
Ficamos a pensar nas vossas propostas e um dia destes lá vos esperamos na Cinemateca.