Avançar para o conteúdo

Programa PARTIS | Projeto RADIO(GRAFIAS) IGUAIS

O projeto RADIO[GRAFIASIGUAIS é uma parceria entre a Associação Cultural Dança em Diálogos e o Agrupamento Vertical de Almeida Garrett. Resulta do apoio do Programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “La Caixa”. 

Integra-se no Programa Cultural do Agrupamento, iniciado em 2018. O projeto será desenvolvido na EB1/JI do Alto do Moinho, embora as outras duas escolas estejam envolvidas em iniciativas idênticas, destacando as Residências Artísticas nas áreas de Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. 
Sublinha a «igualdade do indivíduo na sua diferença cultural», centrando-se, sobretudo, no desenvolvimento do trabalho artístico que incluiu as crianças e as famílias de etnia cigana e os demais grupos sociais presentes no Agrupamento, cujo lema é a «Inclusão sem guetização».   
Tem um enfoque multidisciplinar, sendo a dança a área estruturante, da qual emergem a Matéria (corpo) e os MO(VI)MENTOS que se geram a partir dele. Estes dois conceitos (corpo e movimento) serão transversalmente trabalhados nas áreas do Teatro, do Documentário e das Artes Plásticas, salientando-se a confluência entre os saberes presentes nas várias áreas. Pretende-se que as práticas artísticas do projeto espelhem o encontro das crianças com três experiências basilares no processo de desenvolvimento artístico: a experiência criativa (criação de trabalhos/obras), a experiência interpretativa (exposição de trabalhos/obras) e a experiência espetadora (observação de trabalhos/obras). 
Com estas práticas artísticas sublinha-se a importância de todas as crianças experienciarem os conhecimentos artísticos, normalmente não aprendidos na escola, o que as coloca a TODAS em igualdade de circunstâncias.  
O projeto assume ainda o pressuposto de «unir territórios», «deslocalizando» as crianças e famílias para lugares que ainda não conhecem ou vivenciaram, levando-as a observar outras realidades, encaminhando-as, no futuro, para a consciencialização do «poder» pelo saber.

Em termos práticos, serão desenvolvidas sessões de Dança, Teatro, Documentário, Artes Visuais, na escola; atividades com as famílias em diferentes contextos: bairro, instituições culturais, entre outos espaços; apresentação dos processos de trabalhos das crianças e das famílias em vários formatos: espetáculos, conferências, debates, entre outros. 

São entidades parceiras desta iniciativa: 

  • Santa Casa da Misericórdia da Amadora; 
  • Associação de Pais do Alto do Moinho e da Escola Básica 2,3 de Almeida Garrett;  
  • Escola Superior de Educação de Lisboa; 
  • Cinemateca Portuguesa. 

Conta ainda com uma Comissão Científica constituída por:  

  • Álvaro Laborinho Lúcio – Juiz Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça- Especialista em Direitos da Criança e Cultura; 
  • Alexandra Marques – Diretora de Educação da Fundação Aga Khan – Especialista em Educação e Desenvolvimento; 
  • Manuel Vilas Boas – Especialista em Património Cultural / Jornalista TSF;
  • Miguel Falcão – Professor de Teatro na Escola Superior de Educação de Lisboa – Especialista em Teatro e Educação. 

Deixamos a ligação da Associação Dança em Diálogos, que pode ficar a conhecer em https://ddialogos.com/

Decorreu no Agrupamento de 2021 a 2023. Em 2024 teve lugar, em março, uma conferência e mesa-redonda, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, de fecho do projeto.

Em baixo pode ser visto um dos conteúdos vídeo apresentados durante a conferência.

 

Em 2024 foram realizados ainda oito episódios, das quatro áreas – Dança, Artes Visuais, Documentário e Teatro, que podem ser visualizados nesta página.