(originalmente no boletim de janeiro e fevereiro de 2023)
Esta exposição que agora apresentamos «(…) parece feita a brincar, e no fim de contas é uma coisa séria, pensada (…). Almeida Garrett In Viagens na Minha Terra.
No âmbito das celebrações da semana do Patrono do Agrupamento,- Almeida Garrett, crianças, jovens e vários docentes, desenvolveram o conceito de viagens, quer através do percurso de vida de Almeida Garrett, quer através da sua obra “Viagens na Minha Terra”. Foi possível deste modo levar os participantes a conhecer as suas viagens feitas de percursos físicos e de trajetos interiores.
Além do estudo de alguns aspetos históricos de Portugal, à época, as crianças e jovens de vários ciclos de ensino, construíram com movimentos finos, ágeis e delicados, barcos em folhas desenhadas com as viagens escritas pelas suas obras, associando-os à ideia de «viagem» e «viagens». Foi uma oportunidade para muitos conhecerem as várias obras de Almeida Garrett e poderem perceber de quantas viagens foram feitos os seus caminhos.
Traçaram os percursos andados por Garrett, ao longo da sua vida, através de fios de cor, saídos de mapas, deslocando-se numa infinidade de trajetos pelo chão de palavras, como de rios e de mares se tratasse, não deixando de desenhar, no ar, outras rotas e destinos que misturam os caminhos passados, feitos de tantas ideias, mas também de ideais não alcançados.