Querem ouvir? As Crianças contam...
(originalmente publicado no boletim de julho de 2023)
Na continuidade do trabalho desenvolvido no âmbito do Cinema de Animação, e à semelhança dos anos anteriores, foram realizados mais 10 Laboratórios de Experimentação de Cinema de Animação, com os grupos / turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, num total de mais de duzentas e cinquenta crianças.
Ao longo destes cinco anos, tornou-se mais visível a pertinência de estabelecer relações cada vez mais estreitas entre o Cinema e a Literatura.
Neste sentido, optou-se pela escolha de um conto de Hans Christian Andersen, « O Rouxinol» e de vários contos de Irene Lisboa.
Várias razões estiveram subjacentes a estas escolhas: em primeiro lugar, a ligação entre o espetáculo de Ópera, que 180 crianças do 1.º ciclo do ensino básico tiveram oportunidade de assistir, no primeiro semestre, no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC); segundo, a seleção de contos da obra «Queres Ouvir? Eu Conto», de Irene Lisboa, por esta pedagoga e escritora valorizar histórias que tanto podem ser ouvidas por crianças, como por adultos, possibilitando modos de estabelecer diálogos entre os elementos das famílias.
Quer uma obra, quer a outra, abrem novos horizontes para as diferentes faixas etárias e, sobretudo, criam oportunidades de criar mundos para todos, enriquecendo os imaginários de cada um, refletindo-se também , por parte das crianças, na aprendizagem de outros textos, que poderão servir de pretextos para o desenvolvimento da leitura e da escrita, do enriquecimento vocabular e também da sua experimentação plástica.
Foi na companhia destes autores que durante cinco meses as crianças, sob a orientação de António Limpo, dialogaram, escreveram, melhoraram a dicção, construíram cenários pintados, desenharam personagens, produziram sons para cada uma das histórias que foram reinventando, dando origem a oito filmes de Animação: O Medo, Os Príncipes Gémeos, O Passarinho Cantor, O Gato Brincalhão, O Vento, O Tesouro Desaparecido, O Rouxinol e Ai, Ai, Ai…
Foi por entre estas histórias que as crianças viajaram num esplêndido bosque que se estendia até ao mar, onde havia um Rouxinol que cantava de forma inesquecível, muito diferente daquele pássaro artificial, que tem decorado tudo. Restando pouco para adivinhar! Por isso aquele Rouxinol era «posto acima de tudo». Mas mesmo assim o imperador nunca tinha ouvido falar dele, até que um dia, tudo se alterou… Sabem como?
Podem ver aqui.
Deixamos-vos com os filmes de Animação «O Rouxinol» das turmas A e B do 3.º ano, e o «O Medo», do grupo da Educação Pré-escolar, respetivamente, da responsabilidade das professoras Sofia Firmino e Sónia Antunes e da Educadora Isabel Rodrigues, da EB1/JI da Quinta Grande.
Podem ver aqui.
Poderão ver ainda aqui os restantes filmes de animação, elaborados pelos restantes grupos/turmas.
Não deixem de ver…
Queremos muito agradecer o empenho e a disponibilidade manifestados pelas restantes educadoras e professoras que participaram neste trabalho: Isabel Alves, Ana Margarida Ferreira, Rita de Jesus e Helena Lopes.
Uma palavra muito especial para as coordenadores de cada um dos estabelecimentos, mas, em especial, para o professor Augusto Batista, pelo seu entusiasmo e pela sua dedicação.