Avançar para o conteúdo

A RODA DAS CRIANÇAS

Assemblage "A Roda das Crianças". Trabalho de grupo. Fotografia de Lucília Carneiro.

(Originalmente publicado em janeiro 2024)

A RODA DAS CRIANÇAS 
 
Temos vindo a dar-vos nota das ações desenvolvidas na formação «Pedagogia e Curadoria», cujo objetivo central, como assinalámos na edição passada, se centra na problematização das relações entre os conteúdos trabalhados em contexto escolar, independentemente das áreas curriculares, e os diferentes modos de os «dar a ver». Nesta edição, vamos centrar-nos na Assemblage – termo incorporado nas artes, em 1953, pelo pintor francês Jean Dubuffet (1901-1985), para a exposição The Art of Assemblage*, no Museu de Arte Moderna – MoMA – de Nova York em 1961, ainda que estas ideias já estivessem presentes no início do séc. XX, nas colagens cubistas feitas por Pablo Picasso (1881-1923) e Georges Braque (1882-1963), nas esculturas dos futuristas e no dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887 –1968). 
Assemblage  incorpora , reúne, combina e recombina objetos do quotidiano de maneiras inéditas e surpreendentes, fazendo problematizar as suas  formas e as funções, ao produzir novos significados simbólicos, novos textos e pretextos, outros argumentos, outras histórias, quando intencionalmente colocados numa composição. 
É neste sentido que a Assemblage se reveste de primordial importância para a Curadoria e a Pedagogia, quer pelos desafios colocados à exposição de trabalhos, quer pelos desafios e abertura ao imprevisível e ao inesperado, quando rompemos com visões únicas e parcelares de ver e «utilizar» os objetos, pelos desafios de os reunir, combinar, no fundo de os reconfigurar sem os transformar, no sentido literal da forma.  
Afinal, a escola não deve abrir novos e inesperados planos da realidade a quem a vivencia todos os dias?
É com esta reflexão que apresentamos as Assemblages realizadas pelos docentes, no contexto da  formação «Curadoria e a Pedagogia», convidando-vos a ver e a procurar decifrar como uns copos em cima do metálico reluzente  de umas formas redondas e uns alfinetes num vidro espelhado se podem transformar n´ A RODA DAS CRIANÇAS. 

* Catálogo da Exposição The Art of Assemblage, disponível aqui.

Assemblages S/T. Trabalhos de grupo.Fotografias de Lucília Carneiro.