OUTRAS HISTÓRIAS VIRÃO COM O VENTO… Como demos nota na edição anterior, os docentes da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo têm vindo a desenvolver, de um modo sistemático, atividades integradas em subprogramas, no âmbito da Educação Artística. Estes subprogramas cruzam, intencionalmente, saberes disciplinares, ideias e pontos de vista, partilham conhecimentos, dão voz às crianças na cocriação de conteúdos. São múltiplos e de natureza diversa, que intersectam a realidade do dia-a-dia da escola com a produção de novos conhecimentos. Nesta edição divulgamos mais algumas informações do subprograma: ORA AGORA CONTAS TU, ORA AGORA CONTO EU, com outros grupos do 1.º ciclo do Ensino Básico, apresentando um outro subprograma: E QUANDO O VENTO VIER, com as crianças da Educação pré- Escolar e 1.º Ciclo.
– E QUANDO O VENTO VIER … é um trabalho desenvolvido por seis grupos de crianças da Educação Pré-escolar da EB1/JI Alto do Moinho da responsabilidade das educadoras: Isabel Alves, Ana Margarida Ferreira; Ana Stott e de Ana Teresa Veloso da EB1/JI Quinta Grande. Fazem parte ainda deste subprograma: cinco turmas do 1.º ciclo da EB1/JI Alto do Moinho, de Alfragide e da Quinta Grande, da responsabilidade, respetivamente, das professoras Diana Pedrosa; Raquel Velez, Rita de Jesus, Catarina Lopes e Sónia Lisboa.
Este subprograma tem como principais objetivos construir uma Instalação ao ar livre, a partir do trabalho sobre as formas e os movimentos em artes visuais, com diferentes materiais, possibilitando, cruzar várias áreas do conhecimento, designadamente, o texto poético e a descoberta de pequenas frases coreográficas que hão de entrar em ação QUANDO O VENTO VIER, numa manhã, ou numa tarde, à volta de uma árvore.
Até que o vento chegue….
Deixamos-vos com algumas imagens do processo realizado em algumas turmas…
ORA AGORA CONTAS TU, ORA AGORA CONTO EU
– ORA AGORA CONTAS TU, ORA AGORA CONTO EU, um trabalho desenvolvido no 1.ºB e 2.ºB, da responsabilidade, respetivamente dos docentes Ana Almeida e Mariana Pereira da EB1/JI de Alfragide, a partir de um texto: A Grande Viagem do Pequeno Mi de Sandro William Junqueira e do conto O Passarinho Cantor de Irene Lisboa, e, ainda, as turmas 3.º A e B e 4.º A da EB1/JI da Quinta Grande, da responsabilidade, respetivamente das professoras Ana Marques, Ana Vilar e Nádia Vasco, a partir do conto: O Rouxinol, de Hans Christian Andersen.
Estes textos lidos, contados e trabalhados nas áreas da comunicação pelos professores, pintados a pastel sob a orientação de Elisa Marques, estão agora a ser transformados em cinema de animação, com a orientação com António Limpo.
Deixamos-vos com mais algumas imagens, desta vez a partir da História do MI, que deu-se conta de que perdera algo, de Sandro William Junqueira e de O Rouxinol de Hans Christian Andersen, pintados com as cores ao contrário. As crianças foram convidadas a virar do avesso as cores, ou seja, os as árvores podiam ser vermelhas, os pássaros azuis, o céu roxo e o sol avermelhado. Sim, tudo podia ser pintado com as cores ao contrário.
Admiradas, as crianças, entusiasticamente experimentaram esta maneira de pintar, um modo de “fugir” à convenção dos cromatismos locais ou heráldicos. Sem o saberem, deslumbraram-se a pintar com as cores de que mais gostavam e eram importantes para si, utilizaram, em linguagem mais técnica, o cromatismo tímbrico.