O Lugar às Ideias, por Nádia Vasco
(originalmente publicado no boletim de junho de 2024)
PARO E PENSO: O QUE EU ERA E O QUE EU SOU
POR
Nádia Vasco *
A turma do 3.º B da escola EB1/JI da Quinta Grande, durante este ano letivo, desenvolveu um projeto multidisciplinar designado: ORA AGORA CONTAS TU; ORA AGORA CONTO EU, no âmbito do Programa Cultural do Agrupamento: Liberdade para Criar. Foram desenvolvidos vários domínios de diferentes áreas curriculares, em torno do conto “O rouxinol” de Hans Christian Andersen. Por conseguinte, foram trabalhados os domínios de oralidade, leitura e escrita em Português; os domínios de apropriação e reflexão, interpretação e comunicação e experimentação e criação nas áreas do desenho, pintura, Cinema de Animação nas Artes Visuais.
Os alunos trabalharam a história “O Rouxinol” nas aulas de Português, onde foram feitas várias leituras do conto (leitura silenciosa e leitura em voz alta), a compreensão oral e escrita do conto, procuraram vocabulários no dicionário. Elaborou-se a análise do tipo de texto, do conteúdo, das personagens, do espaço e tempo da história, realizaram uma ficha de leitura com perguntas de interpretação escrita do conto, fizeram comentários críticos de situações da história, resumiram oralmente o conto e formaram uma listagem dos objetos presentes na história.
Em Artes Visuais, os alunos utilizaram vários materiais para a pintura, especialmente os lápis de pastel seco, para trabalharem conceitos sobre a temática, experimentando o cromatismo tímbrico para a ilustração de cenas da história. Também desenharam o rouxinol com carvão vegetal.
No Cinema de Animação, com António Limpo aprenderam a história do cinema de animação. Organizaram-se as cenas e as ilustrações do filme, e posteriormente, produziram-se as animações das cenas do filme feitas pelos alunos. Posteriormente, gravaram-se os sons da história e as vozes dos alunos (leitura da história) na sala de aula e terminada esta etapa, fez-se a montagem do filme.
O filme “O rouxinol” foi apresentado aos alunos, pais e professora, no dia 21 de junho de 2024, com a presença de António Limpo e de Elisa Marques.
Todos adoraram e elogiaram o trabalho final.
Paralelamente a todo este trabalho, os alunos fizeram museus portáteis com alguns dos objetos que escolheram da história “O Rouxinol”. Aprenderam a noção de museu portátil, contemplaram imagens de vários museus e contruíram dois museus portáteis, que se encontram expostos, no átrio da secretaria na E.B.2/3 Almeida Garrett.
De referir que foi um projeto extraordinário onde fiz sempre um cruzamento de áreas e saberes, como acima descrito, e contou com a colaboração de todos os envolvidos: professora titular, alunos, Elisa Marques, António Limpo e pais, a todos, o meu muito obrigada.
Sinto-me muito feliz e realizada com todo o trabalho que desenvolvi com os alunos, nas Artes Visuais e as ligações/cruzamentos que fiz com outras áreas curriculares, durante todo o ano. Desde o Cinema de animação, “O rouxinol”, até à elaboração dos museus portáteis com os objetos do conto e a realização de uma exposição final.
PARO E PENSO : O QUE EU ERA E O QUE SOU como professora de educação artística agora…, é sensacional. Esta viagem e evolução de práticas pedagógicas tem sido e não será mais imparável.
Com estas sábias palavras “A cultura ainda não está democratizada.” De Elisa Marques continuarei esta viagem.
*Professora do 3.ºA da EB1/JI da Quinta Grande